sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Deus nos dá Segurança e Alegria (Congresso de Adolescentes)

Palavra: Salmos 31:3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

Davi diz: - o Senhor é minha rocha. A rocha neste caso está representando firmeza, força, algo muito sólido. Assim é Deus nas nossas vidas. Quando entregamos nossas vidas e Ele, temos mais certeza da nossa caminhada. Há aproximadamente 6 meses atrás foi fazer uma visita a alguns familiares e após algumas horas de conversa pedi para orar por um dos meus parentes que estava enfermo e isso desencadeou uma longa conversa sobre Cristianismo, especificamente tratando de evangélicos. É claro que durante a conversa ouvi algumas críticas, mas o que me chamou a atenção é que todos concordaram que “os crentes aparentam uma felicidade invejável” e que mesmo quando estão passando por problemas, são “extremamente confiantes”. Glórias a Deus!

De fato temos essas características, confiança – podemos melhor chamar de FÉ e Alegria (Salmos 31:7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade...) estão presentes nos filhos de Deus. É comum ver senhoras de 70 anos dançando para Deus igual adolescentes, e olha que não existe no mundo nada mais alegre que adolescente. Adolescentes conversando parece que estão contando os casos mais engaçados do mundo. Suas risadas são ouvidas à distância. Certo dia estava passeando com minha esposa e a prima adolescente dela, então a Prima se encontrou com uma amiga e:

[prima] - AMIGAAAAAA!!!!! VOCÊ AQUIIIIII!!!!!
[amiga] - OIIIIIII, COMO VOCÊ ESTÁ???? (as duas se abraçaram rodando)
[prima] - Mais tarde conversamos...
[amiga] – Ta bom! Combinadíssimo!
[eu] – Há quanto tempo vocês não se vêem?
[prima] – Ela estuda comigo. Ontem eu estava com ela no colégio.

Sei que algumas pessoas se incomodam com essa alegria. Assim também os crentes incomodam com sua alegria. A junção perfeita é Adolescentes Crentes. Só Jesus! O mundo fica “pra morrer”.

Devemos ser firmes no Senhor.


Salmos 31:6 Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor.

Lembro que na idade de 12 a 17 anos foi o ano em que mais tive problemas com amigos. Nesta idade eu confiava muito nos meus amigos. Com o passar do tempo meus amigos foram reduzindo em números e, claro, muitas decepções marcaram esta fase da minha vida. É importante que tenhamos nossa confiança firmada no Senhor. Ele é o melhor conselheiro, melhor Amigo, melhor ouvinte e aquele que perdoa seus erros. Não queremos magoar nossos melhores amigos e Deus é o Melhor de todos os amigos. (João 15:14 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas chamei-vos amigos...)
Não para de ensinar sobre Deus.

Salmos 31:17 Não seja eu envergonhado, ó Senhor, porque te invoco; envergonhados sejam os ímpios, emudeçam no Seol.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Seol
Seol é a transliteração comum para o português da palavra hebraica she'óhl, usada em várias traduções da Bíblia. Existem diversas explicações para o significado da palavra hebraica she’óhl mas é provável que a palavra seja uma derivação do verbo hebraico sha’ál, que significa "pedir; solicitar".

Uma característica que tem marcado muito nossos adolescentes é a timidez. Esta timidez está presente tanto na vida cristã quanto na vida secular dos jovens. Algum tempo atrás fui encarregado de apresentar a um grupo de 60 pessas aproximadamente um treinamento na empresa que trabalhava. Neste caso não tinha como dizer não. Alguns amigos que trabalhavam comigo estavam tremendo com medo quando também foram convidados a apresentar. Já no ambito espiritual, podemos ver nos dias de hoje, pessoas falando de Falsos Deuses naturalmente enganando os perdidos. Jovens, vamos nos capacitar para falar da palavra de Deus, entenda que um chamado de Deus é mais importante que um chamado de qualquer outro tipo. Quando for convidado para louvar, orar, etc., faça. O tempo é agora, use sua Alegria, seja amigo de Deus e trabalhe para recuperar os perdidos.

Que a paz do nosso Senhor Jesus seja com todos. Amém.

Congresso de adolescentes – Verde Vida – Bangu – RJ – 31/10/2009.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quanto tempo precisamos ficar na lama para arrepender-se?

Lucas 15:11-32 (Trecho bíblico no final do texto)


Podemos tirar desta parábola de Jesus os seguintes pontos:

1 - Deus nos deixa escolher o caminho
Quando o filho pede sua parte, podemos citar como exemplo pessoas que dizem, a vida é minha e eu faço o que quiser. É verdade, porém temos que ter cuidado para que esta vida que julgamos nossa não passe para as mãos do inimigo. Para chagar ao fundo do poço é necessário pelo menos caminhar até a beira. Para mergulhar o inimigo dá uma força, agora para sair só com o arrependimento.

2 - No mundo, o homem não tem caminho a seguir
Quando o filho pródigo segue para um caminho desviado do pai, ele não tem limites. O filho limita-se aos seus recursos. No mundo não falta oportunidade de cair nas drogas, prostituição, alcoolismo, violência, etc. O limite desse caminho é morte ou arrependimento. De fato todos têm conseqüências. Pense: uma cicatriz é uma ferida curada, porém será sempre cicatriz.

3 - Muitos passam pela lama para arrepender-se
A bíblia não declara quanto tempo o filho pródigo ficou cuidando de porcos, porém no mundo hoje observamos pessoas vivendo verdadeiramente na lama e mesmo quando Jesus oferece uma nova vida, este pensa no que está deixando para trás. Nós temos muitas vezes, vontade de gritar “SAI DESSA LAMA”, porém, enquanto o véu não se rasga diante dos olhos dessas pessoas, não há arrependimento. Quando o arrependimento começa a bater, ainda assim, o Filho Pródigo tem medo de como ele será recebido.

4 - O Pai está esperando de braços abertos
Ao longe o pai viu seu filho, com certeza ele vinha desfigurado, com roupas rasgadas e sujas, com fome, muitos quilos mais magro, cabelo sem cortar, barba por fazer e coração quebrantado. Ele pensa em humilhar-se diante do pai, acredita não ser mais digno do Senhor. Irmão você nasceu para vencer, sua vida vale muito para Deus. O pai naquele momento, mesmo que muitos não reconhecessem o rapaz se aproximando no caminho, o Pai reconheceu seu filho correu em sua direção. Vou gritar novamente “ISSO QUE É AMOR”.

5 - Não precisamos mergulhar na lama para saber que não é bom
Imagine se tivéssemos a oportunidade de conversar com o Filho Pródigo depois do mesmo retornar. O que ele nos diria? E se disséssemos para ele que estamos pensando em pegar o que é nosso e seguir para o mundo? O que ele já renovado, alimentado pelo pai, com anel no dedo (marcado como um filho) e vestes novas provavelmente diria? Acredito que seria uma resposta simples e curta: - Irmão, a lama fede.

Que a paz do Senhor seja com todos.




Lucas 15:11-32
E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
26 E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
28 Mas ele se indignou, e não queria entrar.
29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; 32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

Por Luiz Gago - 29/09/2009

As promessas sempre se cumprem

As promessas sempre se cumprem


PALAVRA:
Apocalipse 22:1-5

... e mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão, e verão a sua face; e nas suas frontes estará seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os iluminará; e reinarão pelos séculos dos séculos...


Esta passagem bíblica é marcada por um encontro de João com Jesus, onde Jesus começa a revelar acontecimentos futuros a João. Jesus pede que João escreva tudo o que vê. Neste contexto gostaria de ressaltar algumas características humanas:

1 - O Homem esquece das promessas de Deus;
2 - O Homem crê no que vê;
3 - O erro dos Judeus foi não crer nas promessas e viver nos acontecimentos do passado;
4 - Deus deixa por escrito para conhecimento de todos.


1 - O Homem esquece das promessas
Genesis 2:16-17
... Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás...
Quando lemos essa passagem, de fato o Senhor afirmou que algo aconteceria se eles comecem da árvore proibida, porém o tempo passou, e eles esqueceram. Resolveram arriscar. Irmãos, não esqueçam das promessas de Deus para suas vidas.

2 - O Homem crê no que vê;
Lucas 24:10-11
...E eram Maria Madalena, Joana, e Maria, Mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito...

Era o terceiro dia. Cristo havia prometido que iria ressuscitar no terceiro dia. Uma serva de Deus conta que Cristo ressuscitou e os apóstolos não acreditam. Precisamos ver para crer. A questão é: Você precisa passar pelo mesmo erro dos apostos? Quando as promessas se cumprirem você vai achar delírio? Você duvida das promessas de Deus?



3 - O erro dos Judeus foi não crer nas promessas futuras e viver nos acontecimentos do passado;
Lucas 24:5-8:
...e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. Lembraram-se, então, das suas palavras;...

Irmãos, elas lembraram depois. Nesta hora Cristo já estava vivo. E a promessa tinha data para se cumprir. Porque será que elas só lembraram depois. Normalmente ficamos presos ao fato passado e esquecemos do que virá no futuro. Não estou tratando de adivinhações mais de promessas de Deus. Os Judeus não perceberam que estavam cumprindo uma promessa da bíblia (...seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado...). Essa promessa eles conheciam muito bem. Irmão o livro Apocalipse é promessa para nossa vida hoje.

4 - Deus deixa por escrito para conhecimento de todos.
Jesus aparece para João e pede que João escreva tudo que lhe será revelado. A palavra diz - ...Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo...(Apocalipse 1:3)
Assim Deus deixa escritas suas promessas para que possamos ler, divulgar e guardar. Quando o tempo chegar você não precisa lembrar depois. Eu faço um desafio: Leia novamente a palavra (Apocalipse 22:1-5) no inicio desta página levando em conta os 4 pontos destacados e observe se a promessa não vai ganhar vida em seu coração.

Fique na Paz do Senhor Jesus.


Por Luiz Gago – 13/07/2009