sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Deus nos dá Segurança e Alegria (Congresso de Adolescentes)

Palavra: Salmos 31:3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

Davi diz: - o Senhor é minha rocha. A rocha neste caso está representando firmeza, força, algo muito sólido. Assim é Deus nas nossas vidas. Quando entregamos nossas vidas e Ele, temos mais certeza da nossa caminhada. Há aproximadamente 6 meses atrás foi fazer uma visita a alguns familiares e após algumas horas de conversa pedi para orar por um dos meus parentes que estava enfermo e isso desencadeou uma longa conversa sobre Cristianismo, especificamente tratando de evangélicos. É claro que durante a conversa ouvi algumas críticas, mas o que me chamou a atenção é que todos concordaram que “os crentes aparentam uma felicidade invejável” e que mesmo quando estão passando por problemas, são “extremamente confiantes”. Glórias a Deus!

De fato temos essas características, confiança – podemos melhor chamar de FÉ e Alegria (Salmos 31:7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade...) estão presentes nos filhos de Deus. É comum ver senhoras de 70 anos dançando para Deus igual adolescentes, e olha que não existe no mundo nada mais alegre que adolescente. Adolescentes conversando parece que estão contando os casos mais engaçados do mundo. Suas risadas são ouvidas à distância. Certo dia estava passeando com minha esposa e a prima adolescente dela, então a Prima se encontrou com uma amiga e:

[prima] - AMIGAAAAAA!!!!! VOCÊ AQUIIIIII!!!!!
[amiga] - OIIIIIII, COMO VOCÊ ESTÁ???? (as duas se abraçaram rodando)
[prima] - Mais tarde conversamos...
[amiga] – Ta bom! Combinadíssimo!
[eu] – Há quanto tempo vocês não se vêem?
[prima] – Ela estuda comigo. Ontem eu estava com ela no colégio.

Sei que algumas pessoas se incomodam com essa alegria. Assim também os crentes incomodam com sua alegria. A junção perfeita é Adolescentes Crentes. Só Jesus! O mundo fica “pra morrer”.

Devemos ser firmes no Senhor.


Salmos 31:6 Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor.

Lembro que na idade de 12 a 17 anos foi o ano em que mais tive problemas com amigos. Nesta idade eu confiava muito nos meus amigos. Com o passar do tempo meus amigos foram reduzindo em números e, claro, muitas decepções marcaram esta fase da minha vida. É importante que tenhamos nossa confiança firmada no Senhor. Ele é o melhor conselheiro, melhor Amigo, melhor ouvinte e aquele que perdoa seus erros. Não queremos magoar nossos melhores amigos e Deus é o Melhor de todos os amigos. (João 15:14 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas chamei-vos amigos...)
Não para de ensinar sobre Deus.

Salmos 31:17 Não seja eu envergonhado, ó Senhor, porque te invoco; envergonhados sejam os ímpios, emudeçam no Seol.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Seol
Seol é a transliteração comum para o português da palavra hebraica she'óhl, usada em várias traduções da Bíblia. Existem diversas explicações para o significado da palavra hebraica she’óhl mas é provável que a palavra seja uma derivação do verbo hebraico sha’ál, que significa "pedir; solicitar".

Uma característica que tem marcado muito nossos adolescentes é a timidez. Esta timidez está presente tanto na vida cristã quanto na vida secular dos jovens. Algum tempo atrás fui encarregado de apresentar a um grupo de 60 pessas aproximadamente um treinamento na empresa que trabalhava. Neste caso não tinha como dizer não. Alguns amigos que trabalhavam comigo estavam tremendo com medo quando também foram convidados a apresentar. Já no ambito espiritual, podemos ver nos dias de hoje, pessoas falando de Falsos Deuses naturalmente enganando os perdidos. Jovens, vamos nos capacitar para falar da palavra de Deus, entenda que um chamado de Deus é mais importante que um chamado de qualquer outro tipo. Quando for convidado para louvar, orar, etc., faça. O tempo é agora, use sua Alegria, seja amigo de Deus e trabalhe para recuperar os perdidos.

Que a paz do nosso Senhor Jesus seja com todos. Amém.

Congresso de adolescentes – Verde Vida – Bangu – RJ – 31/10/2009.

Nenhum comentário: