terça-feira, 28 de setembro de 2010

Exemplo de Fé e vida - A sunamita e o seu filho










Quadro Sunamita de autor desconhecido

versículo bíblico 2Reis 4:8-37 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/12/4)

Essa passagem conta a história de uma mulher, que podemos afirmar, fiel e que respeitava a decisão e o tempo de Deus. Naquela época (aproximadamente 722a.c.), uma mulher que não tinha filho sofria muitos preconceitos, afinal ser mãe era (e é até hoje) uma benção divina. A história da sunamita é marcada por muitos acontecimentos onde podemos observar que:


1 - Ela estava disposta a contribuir com o plano de Deus;
2 - Ela não reclamava de suas dificuldades e limitações;
3 - Ela Tinha muita Fé;
4 - Ela apenas buscava Deus para solução das suas necessidades.





1 - Ela estava disposta a contribuir com o plano de Deus

No versículo 10 a sunamita pede ao marido que construa um quarto para abrigar o homem de Deus que passava sempre pela sua residência. Essa foi a forma que esta mulher encontro para ajudar o projeto de Deus.
Atualmente faço um trabalho missionário onde juntamente com um grupo levamos pão, café e oração para alguns moradores de rua e, é claro, quase sempre convidamos pessoas para nos ajudar com o trabalho. Certa senhora, irmã da igreja a qual freqüento, procurou um membro do nosso grupo e se comprometeu em custear todo o alimento distribuído para os moradores de rua. A idade da irmã da igreja não permite que ela trabalhe na rua, porém, isso não a impediu de ajudar. Pense se você está, assim como a sunamita, contribuindo com o trabalho de Deus, seja com recurso ou com seu tempo. Lembre-se, que a bíblia ensina a contribuir conforme o coração, ou seja, você não deve contribuir com tristeza ou necessidade (2 coríntios 9-7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria).


2 - Ela não reclamava de suas dificuldades e limitações

Quando lemos os versículos 13 e 14, observamos que Eliseu teve dificuldades de encontrar algo para ajudar ou gratificar a mulher. De fato, era uma mulher rica (v.8) e a mesma, quando Eliseu a questionou sobre algo que pudesse fazer por ela, não teve resposta. O moço Geazi foi quem encontrou a necessidade da sunamita, quando observou que a mesma não era mãe e seu marido já estava velho.
Essa é uma grande lição. Deus conhece nossas necessidades, devemos entregar nossos problemas para Ele. Algumas pessoas reclamam de seus problemas o tempo todo, como se isso fosse resolver algo. Antes de contar um problema para alguém, pense se esta pode ajudar você de alguma forma, caso contrário, não conte. Isso pode nos tornar pessoas desagradáveis para alguns. Tenha sabedoria.


3 - Ela Tinha muita Fé

Veja o Versículo 26. A mulher acaba de perder seu filho, corre para encontrar o homem de Deus, quando o encontra agarra-se aos seus pés. Está tudo errado e quando questionada sobre como vai a mesma responde: Vai Bem!
É muito interessante quando ouvimos testemunhos de Fé (do latim fides, fidelidade e do grego pistia - é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. fonte: wikipedia) pois normalmente trata-se de algo impossível para o homem e que, com a intervenção de Deus, tornou-se realidade. Será que precisamos passar por algo tão difícil (ou impossível) para acreditarmos em Deus? Será que você realmente acredita em Deus? Converso com pessoas que afirmam crer em Deus, mas não acreditam na Sua intervenção. Pense na seguinte situação: Seu pai (de sangue) pede para você não ir para um determinado lugar, pois você será prejudicado, então você resolve não ouvir seu pai e vai até o determinado lugar. Pergunta: Você acredita no seu pai? Crer é obedecer.

4 - Ela apenas buscava Deus para solução das suas necessidades.

Quando o filho da sunamita morreu, ela encontra seu marido pede um transporte (uma jumenta) dizendo que vai ao encontro do homem de Deus (versículo 22), então, seu marido a questiona sobre o motivo e a mesma em um ato de fé responte: TUDO VAI BEM! Sabia que a solução para sua necessidade estava em Deus. Ela busca sem desistir pela vida do menino e para honra e glória do Senhor o mesmo revive.



Não deixe morrer aquilo que Deus te deu. Use seu dom e talento para ajudar seu próximo. Você pode fazer muita diferença na vida de outras pessoas. Busque servir o Senhor de uma forma simples e intensa.

Jesus disse: "Bem aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".


Paz seja convosco!

Culto de Missões - Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio da Prata
19/09/2010 - Bangu - RJ

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Culto de Missões - Ásia Central

Palavra Êxodo 16 – 1:4 (ao final do texto)

No culto de missões, nada melhor que falarmos de missionários. Pessoas que dedicam sua vida ao trabalho com Deus.

Durante acontecimentos da minha vida gosto de meditar nesta passagem. Trata-se de um homem que foi inspirado por Deus a prosseguir para uma nova terra, novos horizontes, ou seja, novas perspectivas.
Acontece que todos que caminhavam com Moisés, ainda no inicio da saída do Egito, estavam reclamando e resmungando achando que era melhor permanecerem como escravos.



Existem dois personagens nesta passagem. Os que caminham em direção a liberdade e os que preferem permanecer onde estão mesmo podendo evoluir. Com qual dos dois você se parece mais?



1- Você pode ser um escolhido de Deus para libertar o povo

Quantas pessoas você conhece que vive uma vida infeliz, sem ambições e até mesmo depressiva? O que você tem para oferecer a essa pessoa? Deus é Aquele que capacita e dá sabedoria para auxiliarmos nosso próximo, ensinado através do Seu Espírito Santo, a transformar vidas. O ponto focal desta mensagem é o amor pelo próximo. Acredite em você e comece hoje mesmo a aprender mais de Deus para libertar aqueles que necessitam.


2 – Há Relevos no caminho

O deserto que Moisés caminhou não era plano. Havia muitas rochas e obstáculos naturais que não permitiam que ele e o povo enxergassem um horizonte distante. Assim, a cada subida e passagem pelos Relevos nascia a esperança no coração do povo que logo virava frustração, pois, avistavam um novo obstáculo. Assim foram 40 anos no deserto.
É natural encontrarmos este tipo de coisa quando conversamos com amigos que lutam pela libertação de alguma pessoa. Inicia-se uma subida com esta pessoa e quando achamos que ela vai encontrar a terra prometida (uma nova perspectiva de vida), encontramos mais deserto. Parece natural convivermos com pessoas cheias de altos e baixos. Não conseguem manter-se constante no caminho. Mas posso afirmar que quando Deus está guiando, até mesmo o deserto é agradável.
O deserto para aquele povo era um desastre e para Moisés uma caminhada com Deus. Quer ter uma vida mais constante? Tenha a visão de Moisés.


3 – O final do caminho

Deus nos deu o livre arbítrio e pode ter certeza que Ele não vai retirar.
Durante a caminhada pelo deserto o povo tinha opções, podendo caminhar com Moisés e Deus, caminhar para um lado oposto em busca de um possível atalho e até voltar para o Egito. Isso Deus não impede.
Você tem opções e deve fazer a sua escolha. A caminhada com Deus não é fácil, porém é a melhor.
Certo homem foi reclamar com Jesus pedindo que Ele que o ajudasse com os seus bens (herança) para que este homem pudesse gozar sua riqueza em paz. Jesus lhe diz: - Louco, esta noite pedirão a sua Alma. O que você tem para levar?
Pense nisso quando optar pelo seu caminho, pois, o final do caminho com Deus é a vitória.


Paz seja contigo

Luiz Gago
Culto de Missões 20/06/2010
Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio da Prata – Bangu - RJ










Palavra Êxodo 16 – 1:4

1 Depois partiram de Elim; e veio toda a congregação dos filhos de Israel ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do segundo mês depois que saíram da terra do Egito.
2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
3 Pois os filhos de Israel lhes disseram: Quem nos dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
4 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão do céu; e sairá o povo e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Culto de Missões - Angola

Palavra Gen 12-1:3



1 Ora, o SENHOR disse a Abräo: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande naçäo, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênçäo.
3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti seräo benditas todas as famílias da terra.






Após ler esta passagem listei os seguintes acontecimentos:

- Abraão entendeu o chamado de Deus;
- Abraão não só entendeu como também obedeceu ao chamado;
- As promessas de Deus se cumpriram na vida de Abraão.


Então comecei a meditar nestes acontecimentos e questionei-me sobre os seguintes pontos:

1 - Como estou usando meus dons (talentos)?

De fato todos têm talentos. Estes talentos podem ser usados para o bem ou para o mal. Concorda? Conheci um homem que usou por anos sua inteligência (e o cara é crânio) para planejar assaltos a bancos. Em uma de suas tentativas, um comparsa falhou na hora de ligar dois fios para causar uma explosão e ele veio foragido de Portugal para o Brasil. Este homem entendeu seus erros e decidiu seguir os mandamentos de Deus aceitando Jesus e hoje é responsável pelos efeitos especiais de um Retiro espiritual onde através do trabalho dele centenas de pessoas tiveram suas vidas transformadas.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. [Romanos 12:21]



2 - Qual é a importância das missões?

O significado de missão é "Ato de enviar ou de ser enviado" (fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx).
Deus enviou Abraão com um motivo especial. Existia no coração de Deus uma preocupação com a nação. Não precisamos conhecer muito da bíblia para saber que pessoas pelo mundo todo até hoje estão destruindo suas vidas com drogas, prostituição, suicídios, etc. Mesmo se você não é Cristão, se simplesmente acredita em Deus, compreende que esses comportamentos que acontecem, e estava acontecendo já lá nos tempos de Abraão (1780 ac.), não agrada a Deus. Você pode ser um agente de mudança para muitas pessoas.

Reflita sobre: O motivo da sua existência. Questione-se sobre como Deus te vê. Isso pode mudar sua compreensão da vida.



3 - Como posso ajudar as missões?


Primeiramente orando. Pedindo a Deus para transformar este mundo. Que nosso mundo fique do jeito que Jesus nos ensinou. Podemos contribuir em missões nas ruas, abrigos, comunidades carentes, outros países (assista o video sobre Angola), etc. Eu tenho algumas experiências com moradores de rua e posso te afirmar que 80% dos moradores de rua possuem família e hoje vivem mendigando. Sei que algumas pessoas acham que eles estão nessas condições porque querem, mais posso garantir também que sempre que converso com um deles e este me permite orar, sempre vejo lágrimas de tristeza em seus olhos. Você pode mudar a vida de muitos, creia.
E finalmente, procure por uma Igreja. Ouvi um depoimento de um homem de outra religião que disse: - A Igreja evangélica é a única religião que existe para quem não pertence a ela. Ela existe para os que não são dela. Isso é missão!



Paz seja convosco!


Luiz Gago
Culto de Missões 16/05/2010
Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio da Prata

quarta-feira, 3 de março de 2010

Conselhos

SALMOS 1

1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.



Quando lemos este Salmo, a primeira idéia que temos é com relação a conselho de uma pessoa para outra diretamente. Mas gostaria de expandir este pensamento na visão de que o que lemos em livros e revistas ou assistimos na televisão ou até mesmo nas comunicações que vemos nas ruas, ônibus, metro etc. também tem influência grande nas ações pessoais nos dias atuais. Alguns exemplos para usar como base no pensamento:

Fim da propaganda de cigarros influenciou queda do consumo
"O dado de 2005, de 21,7%, é menor do que o de quase 20 anos atrás"
Fonte: http://www.idec.org.br/noticia.asp?id=7740

Após a proibição de propagandas de tabagismo o índice de fumantes tem decrescido em uma taxa considerável. De fato existem outras frentes para o combate ao tabagismo, porém isso aumenta meu discurso de que somos fortemente influenciados por “conselhos” durante toda nossa vida e isto transforma nossas decisões.


Propaganda de Bebidas Alcoólicas como Fator de Aumento de Consumo
“Os dados do “II Levantamento Nacional de Consumo de Substancias Psicoativas” (2006), entre estas o álcool, realizado pelo SENAD* (CEBRID, 2006), mostram esta séria realidade: de 2001 a 2006, os casos de Alcoolismo entre os jovens aumentou cerca de 25 a 30%”
Fonte: http://www.abead.com.br/artigos/arquivos/propaganda_aumento_Consumo.pdf

Neste exemplo temos o inverso. O consumo de Álcool aumentando de forma expressiva entre os jovens uma vez em que a indústria investe por ano cerca de R$ 850 Milhões de reais. Não estou dizendo se é correto ou errado fumar, beber, etc. Estou apenas afirmando que você não é tão dono de sua decisão quanto você pensa.




Então vamos avaliar 3 pontos sobre este Salmo:

1- Não andar conforme o conselho dos ímpios
Trata-se de apurarmos e conhecermos mais as nossas opções. Atualmente é muito difícil definirmos qual é nossa real vontade e necessidade dado que recebemos diariamente uma série de propagandas e necessidades impostas. Avalie se o que você entende hoje como necessário está prejudicando primeiramente seu relacionamento com Deus, seguido do seu relacionamento com sua família e seu trabalho/estudo.


2- Dá o seu fruto no seu tempo
Esse tema também consome-nos atualmente. É normal conversar com pessoas que adquiriram um bem ou mudaram de emprego e etc. no tempo errado. Pessoas que definitivamente precipitaram-se. Devido a grande velocidade do mundo estamos dando passos maiores do que alcançamos. Observe seus passos. O homem deve dominar seu dinheiro e não ser dominado por ele.


3- O caminho dos ímpios perecerá
De fato quando seguimos um caminho que é claro não ser o melhor, nele há conseqüências. Neste ponto é importante ressaltar que se você entrou em um caminho e viu que está errado, VOLTE imediatamente. Sei que haverá conseqüências até mesmo para voltar, mas acredite é o melhor caminho.

Conclusão
Ninguém paga caro por tentar seguir o caminho correto. Firme-se como rocha nos caminhos de Deus, leia a bíblia pois ela tem uma rica informação sobre conduta e comportamento humano. E pense no que o mundo está impondo a você hoje. Liberdade é a cada dia uma palavra mais difícil de entender. Conheceis a verdade e a verade vos libertará. (João 8:32)

Paz amigos!
Grupo amigos na Fé
02/03/2010 - Praça São Salvador - Laranjeiras - RJ
Por Luiz Gago

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Permaneça Firme

João 15:4-5

4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar frutos, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


Durante este diálogo de Jesus com seus discípulos, umas das mensagens facilmente extraídas deste texto é a persistência. Grande parte das pessoas hoje desiste facilmente de seus objetivos causando grande frustração.

Vamos compartilhar 3 pensamantos a partir desta mensagem:

1 – Se tem certeza que está fazendo algo certo, permaneça firme:
Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; Quando abraçamos uma causa certo do que estamos fazendo a coisa correta, podemos seguir sem olhar para trás. Uma pergunta que muitos me fazem é “Como sabemos se estamos no caminho certo?” Eu pessoalmente utilizo a bíblia para responder essas perguntas. Há 3 anos atrás quando alguém falava sobre bíblia comigo com certeza eu responderia uma série de perguntas desafiando o interlocutor. Decidi estudar este livro e observo que é de fato um manual riquíssimo de experiências de vida e, ignorando a Religião, um fantástico diário de homens e mulheres que decidiram compreender mais o Criador e compartilharam esta experiência. Eu te faço um desafio a quebra seus paradigmas e preconceitos e ler este livro avaliando o pensamento de cada personagem. É uma experiência fantástica!



2 – A derrota faz parte da batalha, porém busque a vitória
Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. Atos 16:25.

Foto de uma prisão de Ilha Grande - Ilha Grande - Angra dos Reis


Gostaria que todos lembrassem deste exemplo quando estão enfrentando as batalhas do dia a dia. Paulo e Silas foram condenados porque pregavam o amor. Eles estavam dispostos a curar os enfermos, e trazer uma nova compreensão ao povo, porém o povo não estava disposto a mudar. Mesmo com a batalha perdida os mesmo contavam. Imagine você vivendo aquela época e dois homens depois de tomar uma surra, levantam e começam a cantar, bater palmas. Loucura! Como pode? Eles sabiam que estavam fazendo a coisa certa. Hoje os frutos estão aí. Eu por exemplo posso escrever livremente este exemplo para você. Avalie o que você tem feito e conflite com o desejo de Deus. Pergunte-se se isto vai agradar Deus. Ore, abra a bíblia e se estiver certo do caminho, siga em frente sem olhar para trás.



3 – Não desista de seus ideais

É importante ressaltar que a vontade de Deus deve prevalecer sobre a sua vontade, mas este pensamento eu dedico aqueles que desanimam de suas lutas. Sempre haverá alguém para fazer o que você não está disposto a fazer. Como exemplo no seu emprego, se for necessário uma pessoa para desenvolver determinada atividade, esta pode ser você. Caso você não faça, alguém fará no seu lugar. No âmbito espiritual, nós somos essencialmente espíritos e não corpo e isto nossa sua natureza. Se não ensinarmos corretamente as pessoas buscarão sozinhas e podem aprender coisas errado. Basta olhar para o lado em qualquer rua e você verá placas convidando as pessoas para experimentar todo o tipo de prática espiritual em geral de maneira errada.
Assim diz a palavra do Senhor: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão. Lucas 19:40


Fiquem na Paz do Senhor

Por Luiz Gago
01/02/2010 Laranjeiras RJ

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como anda o seu Coração?

Uma coisa que atormenta as pessoas é quando a sua saúde encontra-se abalada.
Uma das partes do corpo humano que necessita de atenção especial é o coração.
Sabemos que com o avanço da medicina esses problemas estão sendo minimizados, pois além do conhecimento do homem as pessoas tem procurado cada vez os recursos médicos.
E o coração espiritual ? Será que estamos dando importância a ele ?
Uma pessoa pode está muito bem de saúde, com o seu coração físico trabalhando a todo gás, mas está doente espiritualmente, com problemas cardíacos no âmbito espiritual.
Mas como diferenciar o coração humano do espiritual ?
A Bíblia se refere a ele como sendo a mente do homem, como se raciocianemos com o nosso coração.

“ E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? ” (Marcos 2:6-8).

O coração bíblico não é apenas um lugar de emoções; é onde o homem tem vontade, onde se encontra sua consciência. O pecado encontra sua origem no coração do homem.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios.” (Marcos 7:21).

O problema mais sério, mas que também tem cura, para o coração espiritual é o seu endurecimento, pois quando isso acontece, ele fica menos apto a receber alguns estímulos.
A falta de estímulo acaba resultando em angústia e acaba repelindo que a verdade seja revelada diminuindo gradativamente a percepção das coisas espirituais.

“Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.” (Marcos 6:52).

” Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.” (Matheus 13:15).

O coração endurecido é como o solo de barro que é pisado constantemente. Com o tempo ele se endurece e se jogamos uma semente ali ela não consegue penetrar e germinar e com o tempo.
O coração endurecido se rende ao engano do pecado, religiões ritualistas e filosofias enganosas.
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.”
O homem com o coração endurecido até ouve o evangelho, mas não é receptivo a mensagem pregada.
Jesus disse que Satanás vem e leva a semente embora.
Faz-se necessário encher o vaso com o Espírito Santo e fazer transbordar.
O homem com o coração espiritual doente necessita de ajuda do médico dos médicos... Jesus Cristo.

Graça e Paz
Allan Narciso
Amigos na Fé - 26/01/2010 - Laranjeiras - RJ

Onde está o seu foco ?

É impressionante como o homem ao traçar o seu objetivo, mesmo que não seja o mais adequado aos olhos de DEUS, ele corre atrás com todo afinco e sem medir consequências ou quanto isso pode ser arriscado para sua vida e para aqueles que o cercam.
Tendo visto dias de verão e calor, tiro o exemplo de crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos ao empinarem suas pipas ao vento não medirem as consequências quando vão de encontro a alguma que encontra-se perdida no ar, sem perceberem o perigo que os cerca ao atravessarem ruas, pularem muros e outras peripércias.
Na verdade aquilo para eles é a coisa mais importante do mundo naquele momento.
Tenho refletido sobre isso e vejo que grande parcela das pessoas agem como loucos quando estão mantendo o foco nas coisas desse mundo, correndo atrás daquilo que lhes proporciona prazer e realização, mas lembrando que da mesma maneira que temos DEUS como galardeador sempre nos presenteando com o caminho certo a seguir, temos o ENGANADOR soprando no ouvido, tentando destruir, enganar.
Quando os nossos caminhos estão apontando para o lugar errado aos olhos do nosso bom DEUS o resultado é desastroso. “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23).
Ao verificarmos na palavra revelada em gênesis, temos essa percepção.
O presente dado por DEUS a Adão e Eva era tremendo, porém com uma recomendação:
“mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17).
Graças a astúcia do DIABO, que soprou no ouvido de Eva convencendo-a de que o fruto proibido era bom, nasce o pecado, ou seja, quando a mentira perevaleceu sobre a verdade soberada de DEUS.
Por isso meus irmãos muito cuidado com as artimanhas do pai da mentira, pois ele fará com que cada um de nós nos sinta tentado pelas belezas e encantos do mundo e pensemos que “NADA A VER...” fazer isso ou aquilo que desagrada o nosso Pai, pois o “pecadinho” na verdade é tão condenatório quanto o “pecadão”, pois o desagrado e a desobediência aos mandamentos constitui o pecado, que não tem menos peso de acordo com o grau que julgamos alto ou baixo.
Estejamos juntos lutando e nos concentrando no céu, pelo simples fato de lá realmente existir o verdadeiro encanto. “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.


Graça e Paz.
por Allan Narciso
Amigos na Fé - 19/01/2010 - Laranjeiras RJ

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Buscar Mudança ou Justificar-se

Texto Bíblico no final da mensagem

Esta passagem bíblica reflete algo que constantemente acontece nos dias de hoje. São muitos os sinais de milagres de Deus, alguns simples como um nascimento de um bebê, um por do sol ou o fruto de uma árvore ou até fortes como a cura de um câncer ou fim da dependência de um vício da noite para o dia e ainda assim as pessoas querem sempre ver um sinal maior (v.30).



Em uma recente conversa com amigos muitos me questionam sobre a veracidade da bíblia. Perguntas do tipo “Tudo o que está na bíblia é verdade?”, “O que acontecerá com outras religiões como, por exemplo, as do oriente?”. Alguns citam como exemplo programas da Discovery, Filmes como “O Código da Vinci”, etc.

Esta passagem fala de um povo que foi atrás de Jesus não pelo que ele ensinava, mas pelo que ele tinha feito. Jesus alimentou toda aquela multidão com o pão. A multidão quando percebeu que Jesus não estava mais ali, tomaram seus barcos e foram em busca do “Rabi” (v.24).

Ao encontrar com Ele Jesus disse: - Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes (v.26).

O problema persiste, não estamos buscando uma intimidade com Deus, fazer aquilo que o agrada, mas estamos buscando algo que permita continuarmos do mesmo jeito ou seja justificar-se. Aquele povo tinha uma maneira de viver, convicções, crenças e culturas e Jesus vem para ensinar uma nova vida. Jesus estava ensinando como fazer a vontade de Deus. O povo não queria isso. Eles queriam que Jesus falasse: - Coma pão à vontade e não precisa mudar você é perfeito. A final não é isso que gostaríamos de ouvir.

Jesus ensinou aquele povo que buscava por alimento, buscavam completar algo que parecia vazio na vida deles e este alimento é o que mais faltava na vida deles, o alimento espiritual. Como eu vejo pessoas que não tem menor conhecimento do que é fome espiritual. Falar de Deus sem compreender isso é como se ouvíssemos crianças no Curso de Alfabetização (C.A.) falando de carreiras nas faculdades.

Gostaria de deixar a mensagem de Jesus no versículo 41 (abaixo): - Eu sou o pão que desceu do céu. Busque esse alimento e você começará a compreender o que é ter seu espírito saciado.



E para finalizar as perguntas que sempre ouço, existe uma coisa chamada soberania de Deus, e quanto a programas que tem uma iniciativa de explicar o inexplicável, isso é conversa da turma do Curso de Alfabetização. Quanto a Bíblia ela é o caminho que temos para seguir, como um mapa, sem ele não conseguiremos chegar a nenhum e sim, eu creio na bíblia e creio que Deus tem um cuidado especial por ela, que tudo que está nela é da vontade de Deus e quanto aos Orientas, precisamos levar a palavra de Deus até lá, mas ainda não conseguimos, porque tem muito brasileiro que ainda precisa de nós aqui.

Paz do Senhor!


Por Luiz Gago
13/01/2010 - Amigos na Fé - Laranjeiras - RJ


PALAVRA JOÃO 6:22-41

22 No dia seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho, a não ser aquele no qual os discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido sozinhos
23 (Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).
24 Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
25 E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
26 Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30 Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Alvos e Projetos para 2010

O ano de 2009 se foi e com ele todos os erros e coisas que não queremos mais nos lembrar.

As coisas boas do ano que passou esperamos que se repitam em 2010.

Quais são os projetos eleitos para 2010 ?

Ao paramos para pensar no término de mais um ano traçamos as metas para 2010.

O que pretendemos conquistar ?
O que devemos mudar ?
O que devemos manter ?

Assim como de costume, poucos pensam e planejam a melhor maneira de alcançar os objetivos elencados e partem logo para a ação.

Dados do Instituto de Gerencia de Projetos (PMI) relata que 70% de um projeto bem sucedido é proveniente de um bom planejamento aliado com entusiasmo, otimismo, vontade de vencer, e para nós cristãos adicionado de FÉ.

Ficamos nos perguntando como um projeto que tinha uma grande probabilidade de sucesso acaba fracassando e ao analisarmos bem, acharemos a resposta em um planejamento falho ou inexistente.

Seus projetos pessoais estão sendo planejados corretamente?

Assim como os projetos de trabalho precisam de um bom planejamento aliado a outros fatores, precisamos de uma figura que o gerencie, que dê as diretrizes e caminhos a serem seguidos e como seguir.

Nos nossos projetos pessoais também precisamos ser gerenciados, mas o gerenciamento da vida do cristão será feito por Jesus Cristo.

Temos que entregar nossa vida a Jesus e deixar que ele determine como e quais projetos devemos investir.

A história de Moisés nos mostra isso...

Logo após a morte de Moisés, o senhor elegeu Josué a tomar o lugar do seu servo Moisés como diz a palavra de DEUS em (Js. 1:2)


“Moisés, meu servo é morto;dispõe-te agora, passa o Jordão, tu e todo este povo, à terra que dou aos filhos de Israel.”

Josué teve receio da imensa responsabilidade que lhe foi concedida, mas confiou na soberania de DEUS, entregou o “projeto“ nas mãos do senhor e o realizou com sucesso.

Quatro lições desse ensinamento.

1) Ter certeza do amparo divino
O servo de DEUS deve colocar os projetos nas mãos do senhor como Josué colocou, confiar e deixar que ele conduza e gerencie sua vida.


2) Sejas forte e corajoso
DEUS nos conduz, mas não nos trata como marionetes. Temos que nos posicionar diante das dificuldades e transpor os obstáculos, pois os coverdes desistem no primeiro impecílio.

3) Ter um alvo
Ao definirmos um projeto temos que ter um alvo.
O que teremos como fruto desse projeto.[

Como cristãos, um de nossos projetos é o de levar a palavra de DEUS a todos e o alvo é a salvação dos pecadores que não conhecem.

4) Ter Fé

Hebreus 11 – 1:3
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Hebreus 11 – 6
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

2 Corinthios 4 – 17
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;



Por Allan Narciso
05/01/2010 - Grupo Amigos na Fé - Laranjeiras - RJ