quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como anda o seu Coração?

Uma coisa que atormenta as pessoas é quando a sua saúde encontra-se abalada.
Uma das partes do corpo humano que necessita de atenção especial é o coração.
Sabemos que com o avanço da medicina esses problemas estão sendo minimizados, pois além do conhecimento do homem as pessoas tem procurado cada vez os recursos médicos.
E o coração espiritual ? Será que estamos dando importância a ele ?
Uma pessoa pode está muito bem de saúde, com o seu coração físico trabalhando a todo gás, mas está doente espiritualmente, com problemas cardíacos no âmbito espiritual.
Mas como diferenciar o coração humano do espiritual ?
A Bíblia se refere a ele como sendo a mente do homem, como se raciocianemos com o nosso coração.

“ E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? ” (Marcos 2:6-8).

O coração bíblico não é apenas um lugar de emoções; é onde o homem tem vontade, onde se encontra sua consciência. O pecado encontra sua origem no coração do homem.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios.” (Marcos 7:21).

O problema mais sério, mas que também tem cura, para o coração espiritual é o seu endurecimento, pois quando isso acontece, ele fica menos apto a receber alguns estímulos.
A falta de estímulo acaba resultando em angústia e acaba repelindo que a verdade seja revelada diminuindo gradativamente a percepção das coisas espirituais.

“Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.” (Marcos 6:52).

” Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.” (Matheus 13:15).

O coração endurecido é como o solo de barro que é pisado constantemente. Com o tempo ele se endurece e se jogamos uma semente ali ela não consegue penetrar e germinar e com o tempo.
O coração endurecido se rende ao engano do pecado, religiões ritualistas e filosofias enganosas.
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.”
O homem com o coração endurecido até ouve o evangelho, mas não é receptivo a mensagem pregada.
Jesus disse que Satanás vem e leva a semente embora.
Faz-se necessário encher o vaso com o Espírito Santo e fazer transbordar.
O homem com o coração espiritual doente necessita de ajuda do médico dos médicos... Jesus Cristo.

Graça e Paz
Allan Narciso
Amigos na Fé - 26/01/2010 - Laranjeiras - RJ

Onde está o seu foco ?

É impressionante como o homem ao traçar o seu objetivo, mesmo que não seja o mais adequado aos olhos de DEUS, ele corre atrás com todo afinco e sem medir consequências ou quanto isso pode ser arriscado para sua vida e para aqueles que o cercam.
Tendo visto dias de verão e calor, tiro o exemplo de crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos ao empinarem suas pipas ao vento não medirem as consequências quando vão de encontro a alguma que encontra-se perdida no ar, sem perceberem o perigo que os cerca ao atravessarem ruas, pularem muros e outras peripércias.
Na verdade aquilo para eles é a coisa mais importante do mundo naquele momento.
Tenho refletido sobre isso e vejo que grande parcela das pessoas agem como loucos quando estão mantendo o foco nas coisas desse mundo, correndo atrás daquilo que lhes proporciona prazer e realização, mas lembrando que da mesma maneira que temos DEUS como galardeador sempre nos presenteando com o caminho certo a seguir, temos o ENGANADOR soprando no ouvido, tentando destruir, enganar.
Quando os nossos caminhos estão apontando para o lugar errado aos olhos do nosso bom DEUS o resultado é desastroso. “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23).
Ao verificarmos na palavra revelada em gênesis, temos essa percepção.
O presente dado por DEUS a Adão e Eva era tremendo, porém com uma recomendação:
“mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17).
Graças a astúcia do DIABO, que soprou no ouvido de Eva convencendo-a de que o fruto proibido era bom, nasce o pecado, ou seja, quando a mentira perevaleceu sobre a verdade soberada de DEUS.
Por isso meus irmãos muito cuidado com as artimanhas do pai da mentira, pois ele fará com que cada um de nós nos sinta tentado pelas belezas e encantos do mundo e pensemos que “NADA A VER...” fazer isso ou aquilo que desagrada o nosso Pai, pois o “pecadinho” na verdade é tão condenatório quanto o “pecadão”, pois o desagrado e a desobediência aos mandamentos constitui o pecado, que não tem menos peso de acordo com o grau que julgamos alto ou baixo.
Estejamos juntos lutando e nos concentrando no céu, pelo simples fato de lá realmente existir o verdadeiro encanto. “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.


Graça e Paz.
por Allan Narciso
Amigos na Fé - 19/01/2010 - Laranjeiras RJ

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Buscar Mudança ou Justificar-se

Texto Bíblico no final da mensagem

Esta passagem bíblica reflete algo que constantemente acontece nos dias de hoje. São muitos os sinais de milagres de Deus, alguns simples como um nascimento de um bebê, um por do sol ou o fruto de uma árvore ou até fortes como a cura de um câncer ou fim da dependência de um vício da noite para o dia e ainda assim as pessoas querem sempre ver um sinal maior (v.30).



Em uma recente conversa com amigos muitos me questionam sobre a veracidade da bíblia. Perguntas do tipo “Tudo o que está na bíblia é verdade?”, “O que acontecerá com outras religiões como, por exemplo, as do oriente?”. Alguns citam como exemplo programas da Discovery, Filmes como “O Código da Vinci”, etc.

Esta passagem fala de um povo que foi atrás de Jesus não pelo que ele ensinava, mas pelo que ele tinha feito. Jesus alimentou toda aquela multidão com o pão. A multidão quando percebeu que Jesus não estava mais ali, tomaram seus barcos e foram em busca do “Rabi” (v.24).

Ao encontrar com Ele Jesus disse: - Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes (v.26).

O problema persiste, não estamos buscando uma intimidade com Deus, fazer aquilo que o agrada, mas estamos buscando algo que permita continuarmos do mesmo jeito ou seja justificar-se. Aquele povo tinha uma maneira de viver, convicções, crenças e culturas e Jesus vem para ensinar uma nova vida. Jesus estava ensinando como fazer a vontade de Deus. O povo não queria isso. Eles queriam que Jesus falasse: - Coma pão à vontade e não precisa mudar você é perfeito. A final não é isso que gostaríamos de ouvir.

Jesus ensinou aquele povo que buscava por alimento, buscavam completar algo que parecia vazio na vida deles e este alimento é o que mais faltava na vida deles, o alimento espiritual. Como eu vejo pessoas que não tem menor conhecimento do que é fome espiritual. Falar de Deus sem compreender isso é como se ouvíssemos crianças no Curso de Alfabetização (C.A.) falando de carreiras nas faculdades.

Gostaria de deixar a mensagem de Jesus no versículo 41 (abaixo): - Eu sou o pão que desceu do céu. Busque esse alimento e você começará a compreender o que é ter seu espírito saciado.



E para finalizar as perguntas que sempre ouço, existe uma coisa chamada soberania de Deus, e quanto a programas que tem uma iniciativa de explicar o inexplicável, isso é conversa da turma do Curso de Alfabetização. Quanto a Bíblia ela é o caminho que temos para seguir, como um mapa, sem ele não conseguiremos chegar a nenhum e sim, eu creio na bíblia e creio que Deus tem um cuidado especial por ela, que tudo que está nela é da vontade de Deus e quanto aos Orientas, precisamos levar a palavra de Deus até lá, mas ainda não conseguimos, porque tem muito brasileiro que ainda precisa de nós aqui.

Paz do Senhor!


Por Luiz Gago
13/01/2010 - Amigos na Fé - Laranjeiras - RJ


PALAVRA JOÃO 6:22-41

22 No dia seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho, a não ser aquele no qual os discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido sozinhos
23 (Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).
24 Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
25 E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
26 Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30 Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Alvos e Projetos para 2010

O ano de 2009 se foi e com ele todos os erros e coisas que não queremos mais nos lembrar.

As coisas boas do ano que passou esperamos que se repitam em 2010.

Quais são os projetos eleitos para 2010 ?

Ao paramos para pensar no término de mais um ano traçamos as metas para 2010.

O que pretendemos conquistar ?
O que devemos mudar ?
O que devemos manter ?

Assim como de costume, poucos pensam e planejam a melhor maneira de alcançar os objetivos elencados e partem logo para a ação.

Dados do Instituto de Gerencia de Projetos (PMI) relata que 70% de um projeto bem sucedido é proveniente de um bom planejamento aliado com entusiasmo, otimismo, vontade de vencer, e para nós cristãos adicionado de FÉ.

Ficamos nos perguntando como um projeto que tinha uma grande probabilidade de sucesso acaba fracassando e ao analisarmos bem, acharemos a resposta em um planejamento falho ou inexistente.

Seus projetos pessoais estão sendo planejados corretamente?

Assim como os projetos de trabalho precisam de um bom planejamento aliado a outros fatores, precisamos de uma figura que o gerencie, que dê as diretrizes e caminhos a serem seguidos e como seguir.

Nos nossos projetos pessoais também precisamos ser gerenciados, mas o gerenciamento da vida do cristão será feito por Jesus Cristo.

Temos que entregar nossa vida a Jesus e deixar que ele determine como e quais projetos devemos investir.

A história de Moisés nos mostra isso...

Logo após a morte de Moisés, o senhor elegeu Josué a tomar o lugar do seu servo Moisés como diz a palavra de DEUS em (Js. 1:2)


“Moisés, meu servo é morto;dispõe-te agora, passa o Jordão, tu e todo este povo, à terra que dou aos filhos de Israel.”

Josué teve receio da imensa responsabilidade que lhe foi concedida, mas confiou na soberania de DEUS, entregou o “projeto“ nas mãos do senhor e o realizou com sucesso.

Quatro lições desse ensinamento.

1) Ter certeza do amparo divino
O servo de DEUS deve colocar os projetos nas mãos do senhor como Josué colocou, confiar e deixar que ele conduza e gerencie sua vida.


2) Sejas forte e corajoso
DEUS nos conduz, mas não nos trata como marionetes. Temos que nos posicionar diante das dificuldades e transpor os obstáculos, pois os coverdes desistem no primeiro impecílio.

3) Ter um alvo
Ao definirmos um projeto temos que ter um alvo.
O que teremos como fruto desse projeto.[

Como cristãos, um de nossos projetos é o de levar a palavra de DEUS a todos e o alvo é a salvação dos pecadores que não conhecem.

4) Ter Fé

Hebreus 11 – 1:3
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Hebreus 11 – 6
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

2 Corinthios 4 – 17
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;



Por Allan Narciso
05/01/2010 - Grupo Amigos na Fé - Laranjeiras - RJ