terça-feira, 28 de setembro de 2010

Exemplo de Fé e vida - A sunamita e o seu filho










Quadro Sunamita de autor desconhecido

versículo bíblico 2Reis 4:8-37 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/12/4)

Essa passagem conta a história de uma mulher, que podemos afirmar, fiel e que respeitava a decisão e o tempo de Deus. Naquela época (aproximadamente 722a.c.), uma mulher que não tinha filho sofria muitos preconceitos, afinal ser mãe era (e é até hoje) uma benção divina. A história da sunamita é marcada por muitos acontecimentos onde podemos observar que:


1 - Ela estava disposta a contribuir com o plano de Deus;
2 - Ela não reclamava de suas dificuldades e limitações;
3 - Ela Tinha muita Fé;
4 - Ela apenas buscava Deus para solução das suas necessidades.





1 - Ela estava disposta a contribuir com o plano de Deus

No versículo 10 a sunamita pede ao marido que construa um quarto para abrigar o homem de Deus que passava sempre pela sua residência. Essa foi a forma que esta mulher encontro para ajudar o projeto de Deus.
Atualmente faço um trabalho missionário onde juntamente com um grupo levamos pão, café e oração para alguns moradores de rua e, é claro, quase sempre convidamos pessoas para nos ajudar com o trabalho. Certa senhora, irmã da igreja a qual freqüento, procurou um membro do nosso grupo e se comprometeu em custear todo o alimento distribuído para os moradores de rua. A idade da irmã da igreja não permite que ela trabalhe na rua, porém, isso não a impediu de ajudar. Pense se você está, assim como a sunamita, contribuindo com o trabalho de Deus, seja com recurso ou com seu tempo. Lembre-se, que a bíblia ensina a contribuir conforme o coração, ou seja, você não deve contribuir com tristeza ou necessidade (2 coríntios 9-7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria).


2 - Ela não reclamava de suas dificuldades e limitações

Quando lemos os versículos 13 e 14, observamos que Eliseu teve dificuldades de encontrar algo para ajudar ou gratificar a mulher. De fato, era uma mulher rica (v.8) e a mesma, quando Eliseu a questionou sobre algo que pudesse fazer por ela, não teve resposta. O moço Geazi foi quem encontrou a necessidade da sunamita, quando observou que a mesma não era mãe e seu marido já estava velho.
Essa é uma grande lição. Deus conhece nossas necessidades, devemos entregar nossos problemas para Ele. Algumas pessoas reclamam de seus problemas o tempo todo, como se isso fosse resolver algo. Antes de contar um problema para alguém, pense se esta pode ajudar você de alguma forma, caso contrário, não conte. Isso pode nos tornar pessoas desagradáveis para alguns. Tenha sabedoria.


3 - Ela Tinha muita Fé

Veja o Versículo 26. A mulher acaba de perder seu filho, corre para encontrar o homem de Deus, quando o encontra agarra-se aos seus pés. Está tudo errado e quando questionada sobre como vai a mesma responde: Vai Bem!
É muito interessante quando ouvimos testemunhos de Fé (do latim fides, fidelidade e do grego pistia - é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. fonte: wikipedia) pois normalmente trata-se de algo impossível para o homem e que, com a intervenção de Deus, tornou-se realidade. Será que precisamos passar por algo tão difícil (ou impossível) para acreditarmos em Deus? Será que você realmente acredita em Deus? Converso com pessoas que afirmam crer em Deus, mas não acreditam na Sua intervenção. Pense na seguinte situação: Seu pai (de sangue) pede para você não ir para um determinado lugar, pois você será prejudicado, então você resolve não ouvir seu pai e vai até o determinado lugar. Pergunta: Você acredita no seu pai? Crer é obedecer.

4 - Ela apenas buscava Deus para solução das suas necessidades.

Quando o filho da sunamita morreu, ela encontra seu marido pede um transporte (uma jumenta) dizendo que vai ao encontro do homem de Deus (versículo 22), então, seu marido a questiona sobre o motivo e a mesma em um ato de fé responte: TUDO VAI BEM! Sabia que a solução para sua necessidade estava em Deus. Ela busca sem desistir pela vida do menino e para honra e glória do Senhor o mesmo revive.



Não deixe morrer aquilo que Deus te deu. Use seu dom e talento para ajudar seu próximo. Você pode fazer muita diferença na vida de outras pessoas. Busque servir o Senhor de uma forma simples e intensa.

Jesus disse: "Bem aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".


Paz seja convosco!

Culto de Missões - Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio da Prata
19/09/2010 - Bangu - RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu nome é Sunamita Lopes, tenho 16 anos, sou da CCB(Congregação Cristã do Brasil) e venho passando por umas provas, li essa publicação e mexeu bastante comigo. Deus abençoe a pessoa na qual publicou essa linda matéria ! :)